Jeito de Morar do Cau

Sabe aquela casa que você passa todos os dias, há 15 anos, e ela atrai o seu olhar e atiça a curiosidade. Finalmente conheci a “Casa Vagão” apelido carinhoso que dei à morada do economista Carlos Antunes, o Cau.

O gosto pelo estilo medieval norteou a escolha da madeira e das pedras que se destacam no projeto. Mas os móveis, escolhidos a dedo ao longo dos anos, trouxeram à casa o aconchego de um chalé.

jeito-de-morar-cau-2

jeito-de-morar cau 3

Na sala de jantar, uma escultura feita pelo morador e os quadros de artistas mineiros que se destacam nas paredes de arenito, trazido de Bandeirantes e Rio Verde, cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

jeito-de-morar cau 6

jeito-de-morar cau 4

jeito-de-morar cau 8

A porta, comprada em uma demolição, foi pintada com pátina azul e dá acesso ao jardim.

jeito-de-morar cau 12

As enormes toras de madeira que sustentam a casa vieram das cidades de Rio Negro e Aquidauana. De lá também vieram os dormentes da antiga ferrovia Noroeste do Brasil que se destacam na entrada da casa e na estrutura da escada. Detalhe para o quadro à esquerda, do artista plástico Beto Lima.

jeito-de-morar cau 13

jeito-de-morar cau 14

jeito-de-morar cau 17

jeito-de-morar cau 18

jeito-de-morar-cau 19

O projeto inicial é do arquiteto Rubens Costa Marques. Mas ao longo dos anos Cau, que adora arquitetura, foi expandindo a obra que ganhou um anexo com dois quartos, para os filhos Juan e Ramon, e uma cozinha externa. Para ligar este anexo à casa, Cau reformou a estrutura de uma vagão de trem da antiga ferrovia. As paredes de ferro foram substituídas por vidro e o local recebeu a iluminação ideal para o escritório do morador.

jeito-de-morar cau 21

jeito-de-morar cau 22

jeito-de-morar cau 24

Na saída do vagão, bandeirinhas de orações tibetanas.

jeito-de-morar cau 30

Estrutura do vagão dá um tom industrial e se contrapõe à leveza do jardim.

jeito-de-morar cau 25

Como bom mineiro, Cau nos recebeu com um delicioso café acompanhado de queijo.

jeito-de-morar cau 27

jeito-de-morar cau 28

Coqueiros desenham a passagem até a cozinha externa.

jeito-de-morar cau 32

Deck de madeira ao redor da piscina que, ao contrário da maioria das casas, fica logo na entrada.

jeito-de-morar cau 33

Casa de Cau é uma daquelas comprovações de que o lar é construído aos poucos e que sempre estamos mudando alguma coisa. A expressão colocar a vida nos trilhos se encaixa perfeitamente à essa morada. Aos poucos, assim como a velocidade do trem, ela vai tomando forma com materiais garimpados ao longo do caminho, o que traz personalidade a cada ambiente.

mari-assinatura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 thoughts on “Jeito de Morar do Cau

  1. Tive o privilégio de conhecer o início do projeto e depois, o prazer de degustar alguns kitutes mineiro nessa cozinha aconchegante! Tudo é muito harmonioso,como vc,amigo “Carlinho”!extremo bom gosto… Parabéns!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *