Verdejando no apê…

Quem mora em apartamento não precisa abrir mão de jardinagem. O espaço e a pouca luz natural podem ser limitadores para algumas espécies de plantas, mas nem por isso seu apartamento deve ficar sem a beleza e a vida que elas trazem aos ambientes.

Pra mim, na prática, três são imbatíveis no quesito rusticidade e praticidade: palmeira-ráfis, filodendro e zamioculca.  Elas não precisam de luz direta, você não precisa ficar molhando toda hora e pode viajar sem ter que pedir pra alguém tomar conta. Já fiquei um mês fora e nenhuma morreu!!

rafis

Palmeira-ráfis

Originária da china,  possui caules finos e longos, lembrando um pouco o bambu. De crescimento lento, a palmeira-rápis leva uma inspiração tropical e oriental para a decoração e fica ótima em salas de estar. Ela deve ser cultivada à meia-sombra e regada semanalmente, mas se esquecer, não se preocupe kkk. Tenho um vaso há 14 anos, faço apenas uma adubação e poda anual e ele está lá, firme e forte.

201375_52655

Zamioculca

Essa eu mais do que recomendo… ela é super fácil de cuidar, resistente, vai bem na sombra, fora que o verde dela é lindo.  Ela também continua bonita mesmo quando você esquece de cuidar dela. O recomendado é que você regue uma vez por semana e pouco, porque água em excesso apodrece o caule. O sol direto não faz bem para seu crescimento, então recomenda-se colocá-la à meio-sombra ou em ambientes sem luz. A desvantagem é que todas as partes da planta são venenosas se ingeridas, uma opção pouco amigável se você mora com crianças ou animais de estimação.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Filodendro

Sua folha em formato de coração é reconhecida facilmente. É uma planta originária do Brasil e deve ser mantida afastada de luz direta do sol, mas em um ambiente claro. Sua irrigação acontece sempre que a terra estiver seca. O crescimento é lento, mas vale a pena e, por ser trepadeira, dá pra conduzir os galhos ao longo de fios.

Estas são as que eu indico por experiência própria e são bem fáceis de serem encontradas em floriculturas e supermercados. Outras opções de espécies que suportam ambientes internos são: Bambu da sorte, Pacová, Jiboia, Antúrio, Palmeira-areca, Lírio da paz, Pleomele, Camedórea-elegante e Pau d’água.

O mais divertido é ir testando quais espécies vão bem em determinados espaços da casa. Você pode ter várias e agrupá-las  em vasos de tamanhos diferentes. Fiz uma seleção pra inspirar …

historias-de-casa-1

Histórias de Casa

decor8blog-2web

Decor 8 Blog

labiciazul

La Bici Azul

21-decoracao-plantas-apartamento

Histórias de Casa

manuoristanio_dsc_9175

Casa dos Outros

09-decoracao-plantas-no-apartamento-jardim-interno-rede-de-balanco

Histórias de Casa

a-part-ca-2

A Part Ça

casadevalentina-decoracao-apartamento-vintage-13

Casa de Valentina

decoracao-apartamento-vintage-historiasdecasa-07

Histórias de Casa

casa-chaucha

Casa Chaucha

casa-aberta-0810

Casa Aberta

foto-victor-affaro-casa-e-jardim

Casa e Jardim

depto51-macarena-y-santiago-36

Departamento 51

blueberryhome

Blue Berry Home

mari-assinatura-1

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *