Templo Budista

O ano-novo chinês começou no dia 08 de fevereiro e vai até 27 de janeiro de 2017. Este ano é regido pelo Macaco de Fogo que traz muita sorte, bons fluídos e boas oportunidades a quem planta o bem. Fiquei sabendo disso ao visitar pela primeira vez, no começo do ano, um templo budista chinês, o Zu Lai, que fica em Cotia na região metropolitana de São Paulo. É o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina e ocupa uma linda área verde de 150 mil m².

jeito-de-morar-zulai26

Mesmo não conhecendo nada da filosofia budista me encantei com o lugar, principalmente com as esculturas. Na entrada do templo, postados num belo jardim, estão os dezoito Arhats; os monges iluminados.

jeito-de-morar-zulai22

jeito-de-morar-zulai25

jeito-de-morar-zulai28

jeito-de-morar-zulai24

Me encantei especialmente por este e ao pesquisar descobri que é o Kanakabharadvaja. O monge que ao mendigar sempre erguia a sua tigela aceitando qualquer doação sem descriminá-la, conferindo assim méritos àquele que a fazia. Ele ensinava o Darma por meio de suas bondosas palavras e de suas ações altruísticas, tendo igual compaixão por todos.

jeito-de-morar-zulai20

Em um ponto mais alto do jardim, no portal do templo, tem duas fontes cercadas por flores de lótus, que eu pude ver pela primeira vez.

jeito-de-morar-zulai18

jeito-de-morar-zulai 2

O projeto arquitetônico foi inspirado no estilo oriental dos palácios da Dinastia Tang, integrando aspectos da arquitetura ocidental moderna. Os trabalhos foram desenvolvidos em conjunto por arquitetos chineses, taiwaneses, japoneses e brasileiros e as obras foram concluídas em outubro de 2003.

jeito-de-morar-zulai15

A riqueza de detalhes impressiona…

jeito-de-morar-zulai29

jeito-de-morar-zulai5

jeito-de-morar-zulai14

jeito-de-morar-zulai12

jeito-de-morar-zulai1

jeito-de-morar-zulai7

jeito-de-morar-zulai6

Pra quem mora em São Paulo ou estiver a passeio é um lugar que vale a pena conhecer. Bjus.

mari-assinatura

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *