Porta velas de concreto

Há algum tempo estava querendo fazer alguma coisa com concreto, mas sempre vinha adiando com receio de não dar certo, de fazer muita “lambança” ou de minha alergia não dar trégua por causa do pó kkk. Mas criei coragem e desengavetei dois moldes de acetato, em formato de diamante, para fazer estas peças.

candelabro-concreto-jeito-de-morar 18

Material

  • mistura pronta pra concreto (comprei nestas lojas multi coisas para casa)
  • moldes de acetato (estes comprei na Panduro quando estive na Suécia, mas no final do post tem um molde que você pode imprimir do tamanho que quiser e riscar no papel acetato, que você encontra em livrarias, ou em uma radiografia. Dá super certo também!)
  • vaselina industrial
  • fita crepe
  • velinhas
  • lixa de parede, bem fina.

candelabro-concreto-jeito-de-morar 20

 

1 . Dobre o molde com as abas para fora e cubra as junções com fita crepe. Não pode ficar buracos para o concreto não escorrer. Depois passe vaselina na parte de dentro e nas velinhas que vão ficar em contato com o concreto. Isso ajuda muito na hora de desenformar.

 

 

candelabro-concreto-jeito-de-morar 21

2 . Coloque água na massa, como recomendado na embalagem (como nunca tinha trabalhado com concreto, fui colocando aos poucos e mexendo até chegar ao ponto indicado).  Preencha o molde com o concreto, mas não até a boca, para não transbordar quando colocar a vela. É bom dar umas batidinhas pra tirar as bolhas. Ahh….. e, de preferência, use pote e colher descartável. Fica a dica kkk

 

 

candelabro-concreto-jeito-de-morar 22

 

 

3 . Coloque o copinho da vela. Tem que fazer pressão e segurar um pouco porque ele sobe mesmo. Se for o caso, pode colocar até um pesinho dentro.

 

 

 

candelabro-concreto-jeito-de-morar 1

4 . Deixe secar por 24h, como recomendado a embalagem da massa, e desenformei e deixei secar por mais 1 dia. Até então eu estava seguindo dicas de vídeos no Youtube onde as pessoas terminavam o processo por aí, mas achei que ficou tão frágil, como se fosse desmanchar ao toque. Daí me lembrei de uma reportagem que vi sobre ladrilhos hidráulicos onde as peças eram curadas na água pra ficar mais resistentes. Então, resolvi mergulhar o porta velas por 2 dia. Ficou assim…. de molho mesmo.

 

candelabro-concreto-jeito-de-morar 6

 

 

5 . Depois que tirar do “mergulho” deixe secar bem e, se necessário, lixe as imperfeições. No meu caso lixei só para alisar a parte de cima.

 

 

candelabro-concreto-jeito-de-morar 7

 

 

6 . Como ando curtindo a combinação de concreto com cobre, resolvi fazer alguns detalhes da cor.

 

 

knob template okidoke

Download do molde para impressão aqui

candelabro-concreto-jeito-de-morar 9

candelabro-concreto-jeito-de-morar 11

candelabro-concreto-jeito-de-morar 17

Na verdade, foi mais demorado e difícil do que pensei… É sempre assim quando a gente testa um material novo né, mas adorei o resultado. E vocês!? Já estou bolado o próximo projeto…

mari-assinatura

 

logo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *