Filtro dos Sonhos dá um toque étnico à decoração

“Filtro dos sonhos” ou “Apanhador de Sonhos” é um amuleto da cultura indígena norte-americana que teria o poder de purificar as energias, separando os “sonhos negativos” dos “sonhos positivos”, e de trazer sabedoria e sorte para quem o possui. 83199bb89f5cd4e56b67249720d47f75

Os índios acreditavam que uma das principais missões das pessoas durante a vida era a de decifrar os sonhos, pois acreditavam que traziam importantes mensagens sobre o funcionamento da natureza, do universo e da vida (meio freudiano isso né…).

Durante a noite o ar se encheria de sonhos e energias, boas e más, sendo o filtro uma proteção contra as energias e sonhos negativos, daí o costume de colocá-lo sobre a cama.

3266c26cdac41d0e51efc86fea1d159b

2d1955fed98944c1ad1a37e82150cc7d

Tradicionalmente o filtro dos sonhos consiste em um círculo, feito com fibras de um salgueiro-chorão e revestido com tiras de couro, ao qual são amarrados vários fios, formando uma espécie de teia de aranha com uma abertura circular no centro. Uma pena de ave (preferencialmente de coruja, por significar “sabedoria”) é colocada debaixo da teia, assim como outras penas e adereços. A pena simboliza a respiração e o ar, elemento essencial para a vida.

Os sonhos bons teriam a capacidade de passar pelo circulo no centro , enquanto que todas as energias malignas ficariam presas nos fios da teia.

Mesmo sendo de uma cultura externa à nossa, é comum a gente ver o Filtro dos Sonhos em lojas de artesanato e feirinhas hippies Brasil afora. E mesmo que ele tenha perdido muito do seu significado e se tornado uma peça meramente decorativa, ainda traz certa fascinação e um toque étnico pra casa. de72ffe032123161265c411e9aeb83fb

18e783f7e9facb1c3d87a2ba3d72ccc1

DIY_atrapasueños_8

Se você gostou, é só usar a criatividade e fazer o seu. Este aí de cima é do blog espanhol La Bici Azul e foi feito com bastidor de madeira, toalhinha de renda e cordão de couro. Pra finalizar, bolinhas e contas de madeiras e penas.

Pasos_DIY_atrapasueños

O primeiro passo é amarrar a renda no bastidor com linha de crochê, deixando-a bem esticada. Depois amarre cordões duplos de couro na parte de baixo. Passe as bolinhas de madeira pelo cordão e cole as penas na ponta para fazer o acabamento.

DIY_atrapasueños_6

DIY_atrapasueños_4

Imagens Pinterest e La Bici Azul.

 mari-assinatura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *