Arte de areia no terrário

Quando vi esse projeto do Honestly WTF na hora me lembrei das garrafinhas com desenhos de areias coloridas do Nordeste brasileiro. O trabalho é o mesmo, mas beeeem menos minucioso (Graças e Deus!!!). Claro que requer paciência, mas o resultado é incrível!!!

Você vai precisar de:

  • Potes de vidro (de preferência de boca larga)
  • areias de tons ou cores diferentes
  •  vasinhos com suculentas
  • colher
  • folha de papel.

sandterrarium5

Coloque camadas de areias de cores diferentes, inclinando levemente o vidro para formar os desenhos. Quando tiver com uns 5 cm de fundo, coloque o vasinho com a suculenta no centro. Vale lembrar que o vaso não pode ficar “justo” no vidro. Uma dica é retirar a suculenta do vasinho de plástico, retirar um pouco de terra, se for o caso, e envolver o torrão com filtro de café.

sandterrarium6

sandterrarium7

Com ajuda de uma folha de papel e uma colher, continue preenchendo as laterias do vidro até esconder o vaso.

sandterrarium8

sandterrarium9

Se quiser pode acrescentar musgos coloridos.

sandterrarium11

sandterrarium12

Vale também arriscar alguns desenhos com ajuda de um palito.

Processed with VSCOcam with c2 preset
Para os terrários de suculentas ficarem bonitos por meses não é necessário muito cuidado e o mais importante é NÃO regar com frequência, só quando a terra estiver seca. Diferente dos vasos, os terrários não possibilitam a drenagem da água e nem favorecem sua evaporação, por isso, a água que colocamos permanece mais tempo. Se ficarem expostas ao excesso de umidade as plantas apodrecem e morrem.

Para regar, use uma seringa, um conta gotas, ou recipiente de bico dosador. O importante é que você consiga controlar a quantidade de água para colocar bem pouca. Se você mora numa região de clima ameno, entre 15 e 25 graus, regue seu terrário a cada 15 dias. Se mora numa região mais quente, entre 25 e 35 graus, pode regar uma vez por semana. Na dúvida, menos é mais… Não regue.

Outro fato é que as suculentas gostam e precisam de sol para se manterem saudáveis e felizes, então coloque seu terrário junto a uma janela ensolarada, preferencialmente recebendo luz direta.

Se você pensa em colocar em uma mesinha no centro ou no canto da sala, onde há pouca luz, não há problema, desde que você coloque o terrário para tomar sol de vez em quando. Você pode alternar: 15 dias no local escolhido, 7 dias no sol; ou uma semana na sombra e outra semana no sol, por exemplo. O importante é ficar de olho na saúde das plantas. Se suas suculentas estiverem meio murchas, então precisam de água. Um pouquinho é suficiente para que fiquem hidratas por muitos dias. Se estiverem menos viçosas, sem brilho ou esticadas, com grande espaçamento entre as folhas, então precisam de sol.

mari-assinatura

 

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *