Linda varanda gourmet em menos de 10 m²

Este projeto prova que não é preciso tanto espaço para ter uma cozinha gourmet charmosa. Em uma área de 2,40 m x 3,50 m, a arquiteta Janaína Peserico criou um ambiente lindo e aconchegante.

A casa, que fica num condomínio fechado no bairro Chácara Cachoeira, já tinha sido reformada com a  eliminação de algumas paredes internas, de forma a integrar os ambientes do térreo. A área externa, mesmo enxuta, se transformou num espaço especial para receber os amigos e tomar café da manhã ao ar livre com a família.

jp-4

Para manter a luminosidade natural e a ventilação, Janaína optou por cobrir apenas a área da churrasqueira e da pia.  De estrutura pré-moldada, a churrasqueira ganhou revestimento de porcelanato que imita madeira e moldura de granito preto, o mesmo usado na pia.

jp-6

Na parede o revestimento é o Metro Black da Eliane, no melhor estilo subway tiles. Por ser da mesma cor do granito, ajuda a “disfarçar” visualmente a pia. O piso geométrico Guanabara, da Santa Ladrilhos, foi instalado com rejunte preto, A combinação dos dois deu o ar industrial que a arquiteta tanto queria. O toque de cor fica por conta do armário de ferro pintado de verde.

jp-7

A mesa foi feita sob medida com pés de ferro e vigas de madeira, sobras de uma construção. Uma antiga grade de janela foi restaurada para decorar a parede. “Eu estava passando por uma casa do anos 50 em reforma e ela estava sendo descartada. Somente lixei, sem me preocupar em tirar toda a ferrugem, e passei verniz naval fosco”, explica a arquiteta.

jp-1

A obra começou pelos pontos de energia e de água. Depois de instalar a churrasqueira e a pia, a arquiteta colocou a cobertura metálica e o forro de cedrinho. Para tampar um pilar e um antigo revestimento, a arquiteta usou painéis de madeira com jardim vertical. “Procurei usar pinus, que é uma madeira barata, e passei verniz pra dar uma escurecida”, conta Janaina Peserico.

Em 30 dias a varanda gourmet ficou pronta e o gasto médio, levando em conta cobertura, iluminação, mão de obra, revestimentos e os móveis, foi de R$ 10 mil.

jp-3

Quadro lousa, porta rolhas e outros objetos lindos dão o toque final no espaço que se tornou o queridinho casa.

jp-2

Lindo o resultado né!? Pois a arquiteta Janaína Peserico está reformando um trailer de 1973 para abrir um escritório itinerante de consultoria e arquitetura. Você pode acompanhar o trabalho dela no insta @casuloarq. As fotos são do Fellipe Lima da Arcaffo – Fotografia de Arquitetura.

mari-assinatura

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *